5 razões para atualizar a marca de sua empresa

Está pensando em atualizar a identidade corporativa da sua empresa? Então leia este artigo antes.

1- Internacionalização

Acessar um mercado internacional é uma excelente oportunidade para atualizar a marca corporativa a nova realidade da empresa. Ao acessar novos países a marca irá se comunicar com novos tipos e perfis de consumidores. Uma marca corporativa que reflita o momento da empresa é fundamental no processo de internacionalização. Neste caso, a GH se enquadra muito bem. A pouco mais de 2 anos iniciamos o processo de internacionalização e, naturalmente, começamos a estudar o mercado para entender como as empresas competidoras no mercado americano se apresentavam para os prospects. Neste movimento percebemos que a nossa própria marca precisava ser atualizada. Deu-se então o processo de rebranding da GH.

2- Reposicionamento / Acesso a novos mercado

Neste caso, os sintomas mais comuns são: superar sua missão original de quando a empresa foi fundada ou o mercado que você está inserido evoluiu – seja pela entrada de um novo concorrente ou a tecnologia engoliu o modelo de negócio.

O reposicionamento reconecta os stakeholders ao propósito da empresa e toda a organização passa a viver essa nova marca de maneira pulsante novamente. O processo de reposicionamento pode levar anos para ser completamente implantado e é o mais comum de todos.

Mastercard: evoluiu a sua marca para funcionar melhor com os novos consumidores digitalizados: bancos online e transações via celular.

Vivemos essa realidade praticamente todos os dias, nos mais diversos projetos que executamos para clientes aqui na GH.

3- Novo CEO / Nova Diretoria / Aquisições ou Fusões corporativas

Quando um novo CEO ou diretor entra na administração de uma companhia, normalmente o que acontece é a atualização de processos, pessoas e, em muito casos, da própria marca da empresa para refletir o “novo momento” para o mercado.

Imagine a seguinte situação: o seu restaurante preferido sempre atendeu muito bem as suas expectativas até um trágico momento em que o dono falece. O filho assume a direção do estabelecimento porém ele não tem o feeling do negócio. Depois de 5 meses a imagem do restaurante está completamente denegrida e o negócio é vendido para outro empreendedor. Ao assumir a direção, o novo proprietário faz questão de mudar a sua marca acrescido das palavras “sob nova direção”. Esse movimento garante que os clientes mais antigos lhe dêem uma nova chance de provar que a qualidade realmente melhorou.

Steve Jobs atualizou a marca da Apple no momento que voltou para a empresa em 1997.

4- Imagem desatualizada / Marca Antiga / Organização da arquitetura de marcas

Este é outro grande motivo de atualização de marcas corporativas. Existe um grande números de empresas que estão a muito tempo no mercado e, consequentemente as suas marcas também. A evolução natural da sociedade classifica essas marcas como antigas.

Assim como atualizamos nosso guarda-roupas, ao passar dos anos as marcas naturalmente também precisam evoluir. Além disso, corporações que estão no mercado a muitos anos tendem a ter linhas de produtos muito extensa, o que inclui muitas sub-marcas sob o seu guarda-chuva. Nos dias atuais, é imperativo que o consumidor perceba e entenda de qual domínio é a marca que ele está consumindo.

Caso clássico: P&G. Mais de 1000 marcas em seu portfólio guarda-chuva. Dá uma olhada:https://us.pg.com/our-brands

5- Reputação negativa

Muitas vezes empresas falham. Isso é mais comum que imaginamos no meio corporativo. Mas porque as empresas falham? Existem algumas respostas corretas para essa pergunta, mas, muitas vezes a mais adequada é inovação.

Falhar é quase obrigatório quando uma empresa está inovando de verdade. Neste contexto, inovar significa desbravar ou inventar novos mercado, produtos ou serviços. Desta forma, fica evidente que não há um caminho já trilhado quando se está fazendo algo completamente novo.

Um caso bastante famoso aconteceu a alguns anos com a gigante da indústria, o Mc Donalds. Depois de um documentário publicado em todo o planeta sobre o quão ruim os seus produtos eram para a saúde, o Mc Donalds começou um movimento interno de mudança drástica em sua oferta de alimentos. Após esta mudança tomar rumo, a companhia resolveu atualizar a identidade (até os uniformes dos atendentes mudaram).

Os novos uniformes do Mc Donalds. Que mudança, hein?

 

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