Como aplicar a transformação digital na sua empresa

 

Como aplicar a transformação digital na sua empresa

Você precisa iniciar o processo de transformação digital na sua empresa. Essa é a primeira coisa que você precisa saber. E sabe por quê? Porque caso você não fizer, estará perdendo espaço no mercado, perdendo dinheiro. As atualizações e melhorias são necessárias para manter um negócio vivo e crescendo, e se você nada fizer, outro fará.

O que é transformação digital?

Transformação digital é a utilização da tecnologia para mudanças de processos e paradigmas dentro da empresa, seja para aumentar as vendas, melhorar a produtividade, criar um novo ponto de venda, ou melhorar o gerenciamento de determinado setor. A empresa utilizará da tecnologia para evoluir e continuar crescendo. E isso serve também para empresas pré-digitais, aquelas constituídas antes da era digital, que podem e devem se modificar utilizando a tecnologia.

É uma mudança muitas vezes radical, mas esse processo é realizado em etapas, pois pode ser demorado e vai muito além da criação de uma fanpage, site ou um e-commerce – itens esses extremamente básicos para os dias atuais. 

A transformação digital pode ser aplicada em qualquer negócio, seja até mesmo através da criação de um sistema gerenciador para sua empresa, o qual permita ser acessado por qualquer dispositivo em qualquer lugar, que além de auxiliar no gerenciamento, te dará dicas importantes para tomada de decisões utilizando tecnologias como inteligência artificial, machine learning, big data entre outras. 
 

Como aplicar a transformação digital?

Para saber onde aplicar a transformação digital, utilizando a tecnologia, você deve se atentar a processos manuais, repetitivos, e até mesmo aqueles que envolvem uma complexidade um pouco maior dentro da sua empresa. Normalmente, se você não é da área de tecnologia, não conseguirá pensar em uma solução imediata, por isso é válido ter uma empresa para te auxiliar a procurar as soluções corretas para estes processos.

Aqui estão alguns passos que podem ser seguidos para iniciar o processo de transformação digital:

  1. Identificar um processo que possa ser automatizado, criado ou melhorado;
  2. Compor a solução ideal para este processo; 
  3. Desenvolvimento de um MVP;
  4. Monitoramento e avaliação;
  5. Ajustes no MVP;
  6. Implementação do novo processo.


Agora vamos entender cada um desses:

1 – Identifique algo que possa ser melhorado, automatizado ou até mesmo criado. Vamos para o seguinte exemplo: uma empresa B2B que trabalha com materiais de escritório possui cinco vendedores externos que, além de captar novos clientes, realizam as vendas para seus clientes fixos através do telefone. 

Só que com o excesso de demandas, o intervalo entre as ligações para os clientes fixos é longo e a falta de timing para contato com esses clientes faz com que a venda dos produtos ocorra com uma frequência muito menor, forçando os clientes e procurarem outros fornecedores quando necessário. 

2 – Preveja o cenário perfeito para solução desse problema, neste caso poderíamos dar a seguinte solução: criar um sistema para prever, analisar o comportamento de cada usuário, ver o tempo de frequência do pedido de forma automática, os produtos que este compra e produtos novos que caberiam para ele comprar, gerar um pedido automático e enviar para o cliente apenas confirmar, ou, passar esta informação para o vendedor trabalhar de forma mais eficiente. 

3 – Após a definição do que pode ser feito para melhorar ou criar o processo, entra de fato a tecnologia, no qual um grupo de engenheiros de software irá construir a solução utilizando as tecnologias que melhor se encaixam neste novo processo.

4 – Depois da entrega da primeira versão, a empresa irá utilizar a solução de fato no dia a dia, neste momento será possível verificar se o software desenvolvido para solucionar o problema está no caminho correto e se existem a ajustes a serem feitos.

5 – Caso sejam identificadas mudanças necessárias, estas serão desenvolvidas e aplicadas. Após isso volta-se para a etapa 4, na qual novamente a empresa rodará novos testes para verificar a necessidade ou não de novos ajustes.

6 – Após a finalização dos ajustes, o software será integrado no dia a dia da empresa, neste momento é importante implementar dentro da empresa a cultura de evolução e transformação digital.

Ficou com alguma dúvida?  Quer implementar a transformação digital na sua empresa?  Entre em contato com a gente. 

Joabel L. Kasper

Diretor de Tecnologia GH Branding
joabel@
ghbranding.com.br

You May Also Like