O Marketing e os “emes” valiosos para as marcas

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Em busca de maior visibilidade para produtos, atração de consumidores e reconhecimento de marca, há 56 anos foram trazidos ao mercado os 4 Ps do marketing. Um composto, ou mix de marketing focado em 04 itens considerados fundamentais para uma estratégia assertiva de ganho de mercado e fidelização de clientes. Eis eles: produto, preço, praça e promoção.

 

Um mix de fatores que, trabalhados de forma unificada, vinham garantindo o sucesso desejado de grandes e pequenas marcas, produtos e serviços. Porém, com tamanha mudança de perfil de consumidor, mercadorias e formas de se oferecer um serviço, estes itens já não conseguem sustentar, sozinhos, uma estratégia eficaz para atrair, e muito menos, fidelizar um cliente.

 

Se o mundo todo muda, a roda do marketing também tem que girar. Ela precisa caminhar junto com a evolução. E, mesmo que não existam receitas de bolo para o sucesso de uma estratégia, nós, profissionais da área, sabemos que o planejamento embasado em pilares que nos auxiliem a focar em pontos cruciais, faz toda a diferença para elaborar uma campanha, uma ação ou mesmo uma gestão de marca consistente.

 

Que tal os 4Ms?

Em uma leitura a um artigo do Portal Meio e Mensagem, encontrei essa nova denominação que vem sido estudada e implementada. Pois bem, concordo fielmente que, digitais como somos é relevante e eficaz focarmos nossas estratégicas nesse mar de “emes”, que são: merchandising, meio, mídia e mensagem.

 

Não é que seja necessário esquecer os 4Ps que foram nossos companheiros durante todos estes anos. É que eles mesmos já se unificaram no conceito de produto. A praça já não é tudo quando nos damos conta de que temos o mercado online. O preço faz parte do produto. Quase tudo é tabelado pelo mercado, sem grandes condições de mudanças. E a promoção? Ah, essa já é tradicional. De tempos em tempos, a gente sabe que ela acontece. A gente espera.

 

Claro que uma execução bem feita no ponto de venda, com uma experiência única é muito bacana. E, a gente sabe também que existem marcas que não tem necessidade de tanta influência digital, quanto física ou em um meio de massa. E é por isso que os 4Ms devem ser inclusos. Não substitutos.

 

O que não pode se deixar de lado é que sim: para uma estratégia eficaz hoje, devemos seguir o caminho: pensar de que forma iremos apresentar, divulgar, impactar os consumidores com o produto ou marca (merchandising), estudar criteriosamente qual o melhor meio de acordo com a relevância e engajamento do público de interesse (meio), escolher a mídia onde este público está com maior densidade e tempo (mídia) e, por fim, mas com importância essencial, comunicar, com as expressões que causem proximidade e impacto desejado (mensagem).

 

Implemente esse mix de “emes” em sua estratégia, verifique como está trabalhando com os “pês” e elabore ações únicas e que toquem seu consumidor. Faça ele se sentir parte. Afinal, ele é a parte mais importante.

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