Presença digital? Sim, ela é muito importante para o seu negócio

Presença digital pode significar qualquer material que uma empresa tenha publicado na web. Seja um site, que ofereça uma experiência boa ou ruim de navegação ou até um perfil no Facebook que nunca é atualizado.

Não importa. Se o nome da sua empresa está na web, ela tem uma presença digital.

Por isso, as pessoas possuem a tendência em acreditar que um site meia boca basta. 

Afinal, a empresa está na web, certo?

Errado.

A não ser que você queira perder tempo, boas estratégias são fundamentais para uma presença na web relevante e que traga resultados. Afinal, o número de pessoas que compram pela internet ultrapassou o dos que consomem em uma loja física.

Um levantamento Total Retail 2016, da PwC, divulgado no início de 2016 mostra que, entre mil pessoas entrevistas, 38, 2% afirmam que possuem o hábito de fazer compras pela internet mensalmente contra 30,9% que afirmam preferir comprar em lojas físicas com a mesma frequência.


Uma análise feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, constatou que em nosso país nove, em cada dez pessoas que se mantêm conectadas a internet, usam a mesma para buscar informações sobre produtos ou serviços antes de efetuarem a compra.

Além disso, 39% das pessoas realizam buscas por depoimentos de consumidores e as respectivas respostas das empresas sobre possíveis problemas com determinados produto em sites como o Reclame Aqui.

Estes são apenas alguns dados que refletem o quão desnecessário é ter uma presença na web sem um planejamento adequado e a ajuda de bons profissionais.

No processo de criar uma presença relevante da sua empresa na internet, você deve levar diversos pontos em conta, por exemplo:

Que público você deseja atingir?

Essa pergunta é importante na hora de definir a forma como você vai se comunicar com seus clientes. Sua linguagem deve estar alinhada com o público ao qual você quer atingir, caso contrário, a eficácia da sua presença online fica comprometida.

De que forma sua empresa deseja ser percebida por este público?

Sua empresa só será bem vista pelos clientes e alcançará o público que deseja se tiver um posicionamento claro, e isso vale tanto para quem está dentro da internet ou fora dela. Uma empresa bem posicionada conquista a credibilidade do seu público.

Que experiências sua empresa proporcionará para o público?

Escolher se o seu site será dinâmico ou estático, por exemplo, faz parte do processo de definição das experiências que sua empresa irá proporcionar ao público no ambiente online. Você pretende vender seus produtos pela internet? Deseja conquistar mais clientes ou melhorar seu atendimento e assim construir um relacionamento mais sólido com seu público? Definir esses pontos é importante durante o planejamento para que a sua presença na web seja de fato relevante.

Entenda que abrir mão de uma boa presença digital relevante é negligenciar novas oportunidades de negócios. Métodos como o inbound marketing, CEO, e-mail marketing e ferramentas como blogs e redes sociais estão aí para ajudar a sua empresa a ampliar seu mercado.

Cabe a você escolher se seu negócio irá utilizar isso ou ficar de braços cruzados.

 

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