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Transformação digital: por que tanto se fala nela, ein?

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O marketing mudou. E, nos últimos 5 anos, essa mudança foi bem maior que nos últimos 50. No momento que estamos vivendo, as empresas precisam se adaptar e se digitalizar para atender as exigências dos consumidores. Isso acontece porque estamos na era digital e o consumidor é outro. Ele está mais exigente, imediatista e tecnológico.

O diferencial competitivo das empresas agora está em conhecer e conectar-se com os seus clientes de forma única. A questão central é quão conectada com este cliente uma empresa é e qual a velocidade com que esta empresa pode inovar, adaptar-se e criar o seu próprio caminho. Hoje, implantar a transformação digital se tornou uma questão de sobrevivência. Mais do que isso, os resultados positivos de empresas que já iniciaram suas estratégias de transformação digital estão motivando o crescimento neste ciclo de adoção.

Mas o que é a transformação digital?

Para entender a transformação digital é preciso antes entender como o processo de transformação digital está. A pesquisa State of IT da Salesforce, entrevistou mais de 2.200 executivos de TI ao redor do mundo e mostrou que empresas que estão se transformando digitalmente são 3,7 vezes mais propensas a responder que estão à frente das demais na adoção de tendências de tecnologia. Além disso, de acordo com outra pesquisa, da Forrester, executivos esperam que 47% do total das vendas seja influenciado por digital em 2020, mas ao mesmo tempo apenas 26% acreditam que seu CEO possui uma visão clara para digital.

Em resumo, a transformação digital nada mais é do que o processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar seu desempenho, aumentar o seu alcance e garantir resultados melhores, transformando suas fontes de receita em fontes de receita digitais.

Mas em que lugar as empresas precisam chegar? Um deles é começar a aderir a um formato Omnichannel – que em poucas palavras, se resume ao uso de forma efetiva de vários canais para se comunicar com seus clientes e realizar vendas, em uma só experiência. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja a diferença entre o mundo online e off-line.

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Não importa em que estágio seu negócio esteja hoje, você já pode começar a caminhar em direção a transformação digital para ajudar sua companhia a se manter competitiva para o futuro. E para isso o marketing será seu grande aliado. Mais quais são os principais desafios para esta implementação? Falo sobre eles abaixo.

1- Conheça e interaja com o seu cliente

Transformar a experiência do cliente é o aspecto mais visível – e também mais desafiador – das iniciativas de transformação digital.

Os novos consumidores do século XXI consomem agora de forma muito diferente de como consumíamos produtos há 10 anos atrás. No mundo conectado de hoje, os consumidores estão adotando e se beneficiando de tecnologias novas e emergentes de outras maneiras. Suas necessidades, ações e hábitos estão mudando. Eles estão mais informados do que nunca e esperam experiências de cliente de melhor qualidade e descomplicadas, além de serviços aprimorados com custos reduzidos e em tempo hábil.

Isso quer dizer que oferecer um serviço por formato mobile não é mais suficiente nessa nova era. Os clientes agora querem interagir com as marcas e serem reconhecidos de forma individual, não como simples touchpoints. A base da experiência do cliente é conhecer de forma profunda e saber como cada pessoa se comporta, além de antecipar suas necessidades e desejos.

Pontos de contato da marca com os consumidores

Para atender este cliente as empresas precisam se adaptar para fortalecer os vínculos e manter seus consumidores engajados, utilizando a tecnologia como aliada. Independente do canal pelo qual acontece o relacionamento, a experiência do cliente precisa ser consistente e positiva.

As empresas devem usar as capacidades cada vez mais inteligentes e eficientes de ciência de dados e analytics para descobrir de onde os clientes estão vindo, prever interações e gerar insights e oportunidades que vão de encontro ao que os consumidores estão procurando. Empresas que já iniciaram esse processo estão começando a colher benefícios de investimentos prévios feitos em sistemas e tecnologia para aumentar o seu entendimento de segmentos de mercado e geografias.

2 – Aumente sua receita usando o marketing digital

A experiência de vendas também está mudando radicalmente com a tecnologia. Não apenas na automação da força de vendas, mas também na melhoria das interações presenciais entre vendedores e clientes.

Além dos ganhos de produtividade, a integração entre a experiência de interação pessoal com as informações coletadas durante as jornadas digitais e armazenadas nos sistemas de engajamento (o CRM, por exemplo), enriquecem a conversa e aumentam a satisfação do cliente.

Ou seja, é possível começar a lucrar com a riqueza de dados em sua base de clientes. A adoção da tecnologia preditiva ajuda você a desenvolver planos de negócios mais inteligentes, obtendo insights de clientes autênticos, embasando suas vendas e estratégias de marketing para que os clientes sempre retornem.

Outro exemplo desta transformação no marketing é a mudança drástica da mídia paga. As ferramentas que permitem aos profissionais de marketing comprar volumes de mídia de forma programada e eficiente cresceram e seu uso foi alterado: agora a compra e entrega de anúncios devem ser otimizados, isto é, direcionados ao cliente certo, na hora certa, com o conteúdo certo.

Tenho um outro conteúdo sobre isso aqui.

3. Otimize suas operações

Além de melhorar o nível de informação para tomada de decisão, a transformação digital também está mudando o processo de formulação de estratégias.

As tecnologias precisam ser integradas, ágeis e eficientes ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência intuitiva e simples para os clientes. A transformação precisa estar na cultura da empresa e ser disseminada entre todas as equipes para que, as novas tecnologias possam cumprir seu papel e trazer valor tanto para o negócio quanto para os consumidores. Nesse sentido, uma mudança em todo o mindset da empresa é essencial.

Processos e modelos de negócio repaginados com melhor automação e integração em todo o ecossistema ajudarão a impulsionar, com mais eficiência, processos operacionais de produtividade e melhoria de dados para insights de negócios. Isso também liberará recursos para concentração de mais tempo em programas estratégicos, inovação e criatividade, além de criar novos produtos e serviços para crescimento no futuro.

Uma pesquisa da Microsoft estima que, até 2025, os bots lidarão com 95% das interações com clientes. O uso da automação, por exemplo, permite que as empresas concentrem os esforços dos seus times em atividades mais estratégicas.

Os sistemas transacionais e de engajamento também fornecem insights mais profundos sobre produtos, regiões e clientes, permitindo a tomada de decisões baseadas em dados reais e não apenas em hipóteses.

Outro ponto chave é agregar mais valor para o cliente com interações oportunas e personalizadas. Para isso, a adoção de análise preditiva possibilita a formação de conexões mais fortes, além de alcançar mais clientes, impulsionando as vendas.

4 – Capacite seus funcionários

Para alcançar os resultados esperados com o crescimento da receita de vendas ou o sucesso do produto no mundo digital é preciso que o profissional de marketing entenda a nova função que ocupará nesta nova era. Ele deve se reinventar.

As tecnologias e ferramentas que virtualizaram o trabalho trouxeram ganhos de custos e também de produtividade e compartilhamento de informações. Os times de vendas e de interação com clientes, por exemplo, estão se beneficiando de ferramentas que permitem obter respostas em tempo real da visão única do cliente e do histórico de interações do cliente com a empresa.

Mas não é só sobre ter profissionais com tecnologias nas mãos. Como antes, o conteúdo de marketing passa a ser uma ferramenta essencial de qualquer ação e, claro, conteúdo de qualidade e relevância fará toda a diferença. É nesse momento que abordagens como o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing fazem com que o pensamento centrado no cliente precise ser aplicado diariamente. Um conteúdo efetivo utilizado na ferramenta correta gera o engajamento espontâneo que sua empresa precisa para deslanchar no mundo digital.

5 –Transforme seus negócios

Como o seu negócio poderia ser caso fosse totalmente digitalizado? Esta é a pergunta que líderes estão fazendo para modificar digitalmente seus modelos de atuação.

Cada vez mais, as empresas estão buscando formas de melhorar seus negócios tradicionais com o apoio do digital, ao mesmo tempo em que estão lançando novas plataformas para capturar outros segmentos de clientes. E como já dissemos acima, integrar estes canais e ferramentas de forma eficaz é o caminho ideal para que o cliente tenha uma experiência de compra completa.

Com as novas tecnologias se tornando mais acessíveis, os consumidores estão online. E, mais do que nunca, a presença digital é crucial para a continuação do seu negócio. Entre as estratégias de transformação digital, as empresas precisam considerar, ainda,  sua comunicação e engajamento em mídias digitais e comunidades online.

Tem um negócio? Então, reflita:

  1. Como seu modelo de negócio vai morrer?
  2. Quem vai matar a sua empresa? Ou qual tecnologia vai matar a sua empresa?
  3. O seu produto ou serviço tem valor suficiente para seu cliente que ele não possa viver sem?

Quer ir mais fundo? Veja esse curso.

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SOBRE O AUTOR

Gustavo Hansel

Gustavo Hansel

Um fiel amante do mundo das marcas, Gustavo é especialista em Design de interfaces e Branding corporativo. Além disso, adora viajar e conhecer as maravilhas do mundo, sempre acompanhado dos amigos e um bom livro.

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