Você sabe realmente o que seu cliente pensa sobre sua marca, produtos e serviços?

Realizar pesquisa é uma técnica já utilizada há tempos, mas muito útil até hoje.

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Muitas vezes nos deparamos com incertezas sobre o comportamento dos nossos clientes com relação a um novo produto, serviço ou uma simples mudança de layout de loja, por exemplo. Nada melhor para tirar esse desconforto do que conversar com o seu cliente. Seja através de uma abordagem profissional de uma empresa de pesquisa ou de uma simples conversa. Interagir com o seu cliente continua sendo a melhor forma de solidificar o seu negócio, pois quem faz girar a roda é ele. E se não estiver satisfeito, nada acontece.

Algumas técnicas utilizadas:

– Pesquisa qualitativa, com abordagem mais ampla e perguntas abertas.

– Pesquisa quantitativa, onde você já delimita a informação que quer saber, para ter um resultado numérico e quantificado, como o próprio nome diz.

– Focus Group, onde alguns clientes são convidados a discutir ou interagir com um produto em um ambiente.

– Observação, pode ser através das câmeras do estabelecimento ou visualização ao vivo do comportamento do cliente na empresa.

– Etnografia, quando o profissional de pesquisa entra no convívio diário das pessoas/clientes, trazendo informações muito ricas, que as vezes passam batidas em abordagens tradicionais.

O pior lugar para tomar decisões estratégicas da sua marca, é sentado na mesa de trabalho. Se quer entender mais o seu cliente, dê o primeiro passo e vá à campo. Ou procure uma empresa especializada para te dar este suporte e mande bem no branding!

SOBRE O AUTOR

Tiago Denardin

Tiago Denardin

Sócio e Diretor de Planejamento da GH Branding - agência especialista em Branding (Gestão de Marca).

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