Projeto independente do time da GH homenageia os 100 anos da Bauhaus

share-face-01

Um projeto independente e muito lindo do time da GH foi ao ar essa semana. A Bauhaus, escola de design mais influente do mundo, completou 100 anos essa semana e, por isso, ganhou um site como homenagem. O propósito do projeto é manter um acervo de 100 pôsteres feitos por designers brasileiros, nos quais se reverencia a expressão e os conceitos da escola.

Foram 2 meses e meio de planejamento e trabalho até chegar ao resultado final que foi divulgado na última segunda-feira, dia 1º de abril. Os dieidiers Joel Almeida e Fernanda Helenco, ambos designers, idealizaram essa homenagem. Felipe Saraiva (designer), Alex Celmer (engenheiro de software) e Luiza Santos (jornalista), também colaboraram para o desenvolvimento do trabalho.

O projeto já conta com a participação de alguns nomes importantes do design brasileiro, como Rogério Lionzo, Danilo Campos, Bruno Porto, Henrique Nardi, Renato Mesquita, Claudia E-moor, Rafael Bessa, entre outros. Cada um com sua compreensão do que pode ser construído a partir das expressões e referências da Bauhaus. Além disso, a homenagem à Bauhaus conta com o patrocínio da GH e apoio de mídia do IdeaFixa, um dos maiores blogs de cultura criativa do país.

Do lado de cá, quem participou do projeto conta como foi sua experiência nessa homenagem. O cabeça do projeto, Joel Almeida, comenta que "queremos deixar um legado na história do design brasileiro, fazer um recorte do tempo, uma síntese de como é percebido o design hoje a partir das influências da Bauhaus".  

Para o Alex Celmer, “Não ser da área de design acabou sendo um  desafio grande descobrir o peso que a Bauhaus tem nesse mundo da arte e criar a estrutura de funcionamento, tendo em mente que pessoas de diferentes estados e até países podem participar. Me faz pensar no quão grande isso é e a responsabilidade é maior ainda”.

Segundo Felipe Saraiva, “participar de um projeto desse nível é bastante gratificante pela importância que a Bauhaus teve para o design. É uma honra fazer tal homenagem”.

Para Luiza Santos, “colaborar com um projeto tão grande, que homenageia a principal escola de design do mundo é, sem dúvidas, uma experiência muito rica”.

"Homenagear a Bauhaus é deixar um marco na história do design. Poder contar com grandes nomes do design brasileiro colaborando com o nosso projeto é a coroação de um trabalho que nos deixa muito orgulhosos” conta Fernanda Helenco.

A intenção, a partir de agora, é receber mais pôsteres até atingir a meta de 100 e manter o site e o acervo publicados por décadas, para que as novas gerações de designers, artistas, arquitetos, fotógrafos e escritores possam lembrar desse marco na história do design.

Fernanda Helenco, Alex Celmer, Felipe Saraiva, Luiza Santos e Joel Almeida.
Fernanda Helenco, Alex Celmer, Felipe Saraiva, Luiza Santos e Joel Almeida.

Quer deixar tua homenagem?

Se tu é designer e quer participar desse projeto massa, basta produzir um pôster, que está detalhado no site, preencher o formulário que está na página "participar". Toda semana o site será atualizado com novos projetos, até atingir a meta de 100 pôsteres. Bora lá produzir o teu? Acessa aí o site www.bauhaus100anos.com.br

Alguns dos pôsteres que já foram produzidos. 

2-blog-gh 1-blog-gh

You May Also Like