O que você precisa para criar um site?

Quantas vezes você acessou algum site hoje? Se isso ainda não tinha acontecido durante o seu dia, então acaba de acontecer, certo? Agora imagine quantas pessoas ao redor do mundo estão acessando uma página da web neste exato momento. Por trás disso tudo, existem equipes de profissionais que trabalham diariamente na criação e manutenção destes sites.

Você já parou para pensar sobre o processo que envolve a criação de uma página da web? Pode até parecer algo fácil, já que existem muitas ferramentas que simplificam a criação de um site e permitem que qualquer usuário possa criar sua própria página na web.

No entanto, se o objetivo é criar um site dinâmico, seguro e que funcione como uma porta de entrada para novos negócios, esse projeto precisa estar atrelado a uma equipe de especialistas que forneçam o suporte necessário para que o site funcione como um dos pilares da sua presença digital. 

Entenda como funciona o processo de criação de um site:

BRIEFING

É o ponto de partida. Nesta etapa busca-se conhecer a empresa, entender os objetivos e expectativas que envolvem o projeto. É nesta fase que define-se o mapa do site (menus e submenus), busca-se conhecer as referências que o cliente possui. Aqui também é definida a linha que a produção de conteúdo deverá seguir. 

DESIGN

Assim que o conteúdo estiver finalizado, um designer assume a direção do projeto. Trata-se de uma fase bem importante, pois é nesta etapa que o site passa a ganhar forma. O designer é responsável pela definição da linguagem visual do site, ou seja, ele desenha o site levando em conta as expectativas do cliente alinhando tudo isso com a identidade da marca. É este profissional quem organiza todas as informações da página de modo que o site fique simples de navegar. 

TESTE DE USABILIDADE

Nesta etapa os profissionais verificam a qualidade e a facilidade de navegação do site. Em outras palavras o teste responde as seguintes perguntas: está página será facilmente entendida pelos usuários? O público terá problemas para entender como utilizá-la? Esta avaliação busca descobrir se de fato o formato do site será útil aos usuários e lhes proporcionará uma boa experiência de navegação.

ARQUITETURA DE SOFTWARE

A arquitetura é aquela parte que antecede a construção de algo, correto? No processo de construção de um site funciona da mesma forma. Antes de ser programado, o site precisa passar por ajustes a fim de que o sistema utilizado corresponda aos requisitos funcionais e não funcionais do projeto. Este processo é fundamental para garantir que tudo no site funcione dentro do previsto.

PROGRAMAÇÃO

Após ganhar forma durante as fases iniciais chegou a hora de o site ganhar vida. São os programadores os responsáveis por dinamizar as várias linguagens de programação atreladas para o desenvolvimento de um site ou sistema. Tendo como base o design e a arquitetura de software, nesta fase é criada uma estrutura que é interpretada pelo seu navegador e finalmente visualizada pelo cliente como um site.

CHECK LIST

Esta é a última etapa do processo. Aqui é realizada uma revisão minuciosa de todas as páginas do site a fim de que ele vá para o ar pronto para oferecer uma boa experiência de navegação aos usuários.

Entenda que, no processo de criação um site passa por diversas etapas. Portanto, desconfie de empresas que prometem um site em um curto prazo e tão pouco embarque na aventura de tentar criar um site em “caseiro”, a não ser que você queira comprometer sua presença digital. 

 

LEITURA SUGERIDA:

web

You May Also Like